MÉTODO

Nadar está muito além de realizar imersões, bater perna e rodar braços. Ela tem um significado próprio para cada indivíduo e é ‘construído’ por cada um de acordo com seus interesses, necessidades e habilidades”.

MÉTODO DE ENSINO: APRENDIZAGEM POR APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS

Objetivo: Trabalhar com o Lúdico (ludicidade), utilizando-a como um facilitador no processo do ensino e aprendizagem para o desenvolvimento, a sobrevivência e técnica no meio aquático, além de diversas vantagens como: social, fisiológicas, psicológicas e motoras, buscando sempre o resultado baseado na visão exploratória, descritiva e qualitativa. 

Princípio básico: Para que o aluno tenha condições de mudar de fase, a condição é realizar bem a anterior, ou seja, conforme a ficha de avaliação, alcançar nos itens propostos o índice de 75% do aprendizado. 

Objetivos: saltar, movimentar-se por baixo da água, emergir e segurar na borda. (6 à 48 meses). 

 

Exercícios iniciais aos bebês:

  1. Ser afundado, ser retirado do fundo. 
  2. Ser afundado – espernear-se – ser retirado do fundo. 
  3. Ser afundado – espernear – perceber nossas mãos, agarrá-las – ser retirado do fundo. 
  4. Ser afundado – espernear – perceber nossas mãos -agarrá-las – ser puxado por nossas mãos. 
  5. Saltar – mergulhar – movimentar-se por baixo da água – emergir e segurar na borda da piscina. 

Objetivos: Aprendizagem dos estilos crawl, costas, peito e golfinho (borboleta). 

  1. Adaptação ao meio líquido e ambiente; 
  2. Respiração geral; 
  3. Flutuação ventral-dorsal-vertical; 
  4. Propulsão das pernas; 
  5. Propulsão dos Braços; 
  6. Coordenação dos braços e das pernas; 
  7. Respiração específica; 
  8. Coordenação braço-perna-respiração (NADO COMPLETO). 

PROCESSOS DA APRENDIZAGEM NA NATAÇÃO: 

FASES: 

  1. ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO 

– Técnica: – espera-se: caminhar, rosto na água, abrir os olhos, prazer. 

– Estratégias: jogos, brincadeiras, toque do professor, confiança. 

  1. RESPIRAÇÃO GERAL 

Objetivos: controlar a inspiração e expiração 

Técnicas: nariz – boca – abrir os olhos – noções de espaço. 

Estratégias: afundar a cabeça 

  1. FLUTUAÇÃO 

Técnica: bloqueio da respiração – retenção do ar nos pulmões – olhos voltados para baixo. 

Estratégias: imitar uma bóia – inflar os pulmões – relaxamento (adulto), auxílio do professor. 

 

REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA NATAÇÃO NAS FAIXAS ETÁRIAS 

As idades são referencias de maturação e desenvolvimento de aprendizado na coordenação psicomotora e de cognição. 

Informamos que os níveis são adequados aos alunos dentro da faixa etária e conforme a parte de cognição (1) e coordenação psicomotora (2) do desenvolvimento.

COGNIÇÃO

1.Aquisição de conhecimento; capacidade de discernir, de assimilar esse conhecimento; percepção. Ação de conhecer, de perceber, de ter ou de passar a ter conhecimento sobre algo.

COORDENAÇÃO PSICOMOTORA

  1. É a coordenação que condiciona todos os aprendizados pré-escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos.

Os níveis serão:

  • Bebê 1 – estrela do mar (6 meses a 36 meses)
  • Bebê 2 – tartaruga (37 meses a 48 meses)
  • Adaptação – Polvo
  • Iniciação – Peixe
  • Aprendizagem – Leão Marinho
  • Aperfeiçoamento 1 – Tubarão
  • Aperfeiçoamento 2 – Golfinho

Objetivos e resultados na faixa etária

6 meses à 36 meses: 

Espera-se que os alunos nesta faixa etária, desenvolvam adaptação ao meio líquido – bloqueio da respiração movimentos de pernas – saltos – imersão – descolamentos. 

37 meses à 48 meses: 

Espera-se que os alunos nesta faixa etária, desenvolvam a adaptação ao meio liquido, respiração geral, flutuação ventral e dorsal, propulsão das pernas, braçada do estilo crawl e costas, mergulho elementar. Desenvolver o gosto pela atividade na água. As aulas deverão ocorrer num clima de muita motivação, atividades lúdicas e recreativas. 

 

4 à 5 anos: 

Espera-se desenvolver nos alunos desta faixa etária a continuidade das atividades anteriores, ou início para os alunos que iniciam nesta faixa etária. Propulsão das pernas, braços, respiração específica para o estilo peito, além da continuidade dos estilos crawl e costas, mergulho elementar. Podemos também ministrar exercícios de pernada de golfinho nesta fase. 

6 à 7 anos: 

Espera-se nesta faixa etária que os alunos desenvolvam a continuidade das atividades anteriores ou do início para os alunos que iniciam à partir desta faixa etária. Mergulho elementar, aprendizagem do estilo golfinho, viradas simples, aperfeiçoamento dos estilos, detalhes técnicos – introdução a competição. 

– 1ª Fase: Festival interno do clube ou da escola – todos ganham prêmios. 

– 2ª Fase: Competição ou festival com uma ou mais escolas do mesmo nível. 

8 a 10 anos

Espera–se desenvolver nos alunos desta faixa etária a continuidade das atividades anteriores, dando maior ênfase à detalhes técnicos, iniciação e continuidade competitiva, ou o gosto pela natação, principalmente, para os que não gostam de competir. 

11 a 14 anos: 

Espera-se nesta faixa etária o desenvolvimento do aprimoramento técnico e principalmente do condicionamento aeróbico dos alunos. Alguns alunos optarão por competição de natação, outros esportes ligados à natação como: biathlon, triátlon, surf, etc. Aprendizagem dos 4 estilos, viradas, mergulho elementar, saídas, noções de freqüência cardíaca, acompanhar tempos de séries.

Acima de 15 anos:

Espera-se que o trabalho seja individualizado, conforme as necessidades dos alunos.

Quando os mesmos já veem com um trabalho e desenvolvimento continuo, deve-se aprimorar e melhorar o seu condicionamento para o seu Dia-a-Dia.

Processo e níveis de aprendizagem, para a avaliação conforme a Metodologia AquacenterAtiva

Natação Infantil

A avaliação Infantil da Natação, sempre com base em nossa metodologia, nos ajudará a buscarmos sempre a excelência no aprendizado e atendimento.

As aulas mantêm o planejamento com base:  níveis pedagógicos, faixa etária. 

Níveis infantis – Objetivos e mascotes

Bebês 

Bebê1 (de 06 a 36 meses)

Bebê 2 ( de 37 a 48 meses)

 

Aulas: com a presença de acompanhante.

Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação e adaptação ao meio líquido, sociabilização, equilíbrio, mergulhos e Sobrevivência.

 

Adaptação ( 4 a 5 anos)

 

Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar, sustentação 10” (manter o corpo na vertical sem afundar), pegar objetos no fundo da piscina, flutuação Dorsal, Ventral e Grupada, Deslize frontal e Dorsal, propulsão de perna Crawl, braçada crawl, respiração lateral, iniciação ao mergulho, submersão. Fase onde irá desenvolver o gosto pela atividade na água. As aulas deverão ocorrer num clima de muita motivação, atividades lúdicas e recreativas. 

Iniciação (6 e 7 anos) 

Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo nado Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo nado costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)

 

Aprendizagem (8 a 10 anos)

Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)

 Aperfeiçoamento dos nados crawl e costas, mergulho com saída para estilo costas, iniciação da perna e braçada do nado peito, coordenação braço e respiração do nado peito, coordenação braço e perna do nado peito, movimento da filipina (saída do nado peito), Estilo nado peito completo, mergulho. 

Aperfeiçoamento I (11 a 12 anos)

Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)

 Aperfeiçoamento dos nados crawl e costas, mergulho com saída para estilo costas, iniciação da perna e braçada do nado peito, coordenação braço e respiração do nado peito, coordenação braço e perna do nado peito, movimento da filipina (saída do nado peito), Estilo nado peito completo, mergulho, saída/chegada e virada simples do nado crawl, saída/chegada e virada simples do nado costas, saída/chegada e virada simples do nado peito, ondulação (iniciação ao estilo nado borboleta), ondulação com respiração frontal e borboleta nado completo 

Aperfeiçoamento II (13 a 14 anos)

Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)

 Aperfeiçoamento dos nados crawl e costas, mergulho com saída para estilo costas, iniciação da perna e braçada do nado peito, coordenação braço e respiração do nado peito, coordenação braço e perna do nado peito, movimento da filipina (saída do nado peito), Estilo nado peito completo, mergulho, saída/chegada e virada simples do nado crawl, saída/chegada e virada simples do nado costas, saída/chegada e virada simples do nado peito, ondulação (iniciação ao estilo nado borboleta), ondulação com respiração frontal e borboleta completo 

 Aperfeiçoamento dos 4 estilos de nados, saída/chegada e viradas olímpicas dos 4 estilos dos nados, sequência do estilo medley e do revezamento, resistência global e participação em eventos esportivos

Observação: As crianças mudarão de níveis conforme a avaliação feita por nossos professores e a coordenação (semana especifica), participarão da avaliação as crianças com no mínimo 4 meses de frequência e com assiduidade de 70% nas aulas.

Após a avaliação as crianças que mudarem de nível, receberão um certificado e deverão adquirir a touca que identifica o seu nível de aprendizado, conforme descrito acima, lembramos que não existe a relação do nível de aprendizagem com a faixa etária do aluno.

Regras para a avaliação

Deverá o aluno ter sido matriculado há mais de 4 meses.

A frequência deverá ser de no mínimo de 70% no decorrer desses 4 meses.

A ausência do aluno na data estabelecida pela direção, o mesmo fará na avaliação subsequente, ou seja, 4 meses após. 

Em caso de doença, deverá apresentar atestado e a data será marcada/agendada pela coordenação da academia.

Poderá ocorrer exceção de data quando: o aluno no dia não atingir todos os itens da avaliação e no período que antecede a outra ele tiver uma boa evolução, então ocorrerá a avaliação pelo próprio professor juntamente com o professor líder.

 

Natação Adultos – Níveis e Objetivos

Adaptação/iniciação:

  • Adaptação ao meio líquido, respiração geral, nados elementares, submersão e sobrevivência.

Iniciação 2 

  • Aperfeiçoamento da técnica dos nados crawl e costas, aumento da tonicidade muscular, manutenção da qualidade de vida e bem-estar.

Intermediário

  •  Aprimoramento da técnica dos nados, aumento da tonicidade muscular, manutenção da qualidade de vida e bem-estar, socialização e participação em eventos esportivos.

Avançado 

  •  Condicionamento aquático, aprimoramento das técnicas de nado, saídas e viradas, melhora do condicionamento aeróbico e muscular, manutenção da qualidade de vida e bem-estar, socialização e integração.