MÉTODO
“Nadar está muito além de realizar imersões, bater perna e rodar braços. Ela tem um significado próprio para cada indivíduo e é ‘construído’ por cada um de acordo com seus interesses, necessidades e habilidades”.
MÉTODO DE ENSINO: APRENDIZAGEM POR APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS
Objetivo: Trabalhar com o Lúdico (ludicidade), utilizando-a como um facilitador no processo do ensino e aprendizagem para o desenvolvimento, a sobrevivência e técnica no meio aquático, além de diversas vantagens como: social, fisiológicas, psicológicas e motoras, buscando sempre o resultado baseado na visão exploratória, descritiva e qualitativa.
Princípio básico: Para que o aluno tenha condições de mudar de fase, a condição é realizar bem a anterior, ou seja, conforme a ficha de avaliação, alcançar nos itens propostos o índice de 75% do aprendizado.
Objetivos: saltar, movimentar-se por baixo da água, emergir e segurar na borda. (6 à 48 meses).
Exercícios iniciais aos bebês:
Objetivos: Aprendizagem dos estilos crawl, costas, peito e golfinho (borboleta).
PROCESSOS DA APRENDIZAGEM NA NATAÇÃO:
FASES:
– Técnica: – espera-se: caminhar, rosto na água, abrir os olhos, prazer.
– Estratégias: jogos, brincadeiras, toque do professor, confiança.
– Objetivos: controlar a inspiração e expiração
– Técnicas: nariz – boca – abrir os olhos – noções de espaço.
– Estratégias: afundar a cabeça
– Técnica: bloqueio da respiração – retenção do ar nos pulmões – olhos voltados para baixo.
– Estratégias: imitar uma bóia – inflar os pulmões – relaxamento (adulto), auxílio do professor.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA NATAÇÃO NAS FAIXAS ETÁRIAS
As idades são referencias de maturação e desenvolvimento de aprendizado na coordenação psicomotora e de cognição.
Informamos que os níveis são adequados aos alunos dentro da faixa etária e conforme a parte de cognição (1) e coordenação psicomotora (2) do desenvolvimento.
COGNIÇÃO
1.Aquisição de conhecimento; capacidade de discernir, de assimilar esse conhecimento; percepção. Ação de conhecer, de perceber, de ter ou de passar a ter conhecimento sobre algo.
COORDENAÇÃO PSICOMOTORA
Os níveis serão:
Objetivos e resultados na faixa etária
6 meses à 36 meses:
Espera-se que os alunos nesta faixa etária, desenvolvam adaptação ao meio líquido – bloqueio da respiração movimentos de pernas – saltos – imersão – descolamentos.
37 meses à 48 meses:
Espera-se que os alunos nesta faixa etária, desenvolvam a adaptação ao meio liquido, respiração geral, flutuação ventral e dorsal, propulsão das pernas, braçada do estilo crawl e costas, mergulho elementar. Desenvolver o gosto pela atividade na água. As aulas deverão ocorrer num clima de muita motivação, atividades lúdicas e recreativas.
4 à 5 anos:
Espera-se desenvolver nos alunos desta faixa etária a continuidade das atividades anteriores, ou início para os alunos que iniciam nesta faixa etária. Propulsão das pernas, braços, respiração específica para o estilo peito, além da continuidade dos estilos crawl e costas, mergulho elementar. Podemos também ministrar exercícios de pernada de golfinho nesta fase.
6 à 7 anos:
Espera-se nesta faixa etária que os alunos desenvolvam a continuidade das atividades anteriores ou do início para os alunos que iniciam à partir desta faixa etária. Mergulho elementar, aprendizagem do estilo golfinho, viradas simples, aperfeiçoamento dos estilos, detalhes técnicos – introdução a competição.
– 1ª Fase: Festival interno do clube ou da escola – todos ganham prêmios.
– 2ª Fase: Competição ou festival com uma ou mais escolas do mesmo nível.
8 a 10 anos
Espera–se desenvolver nos alunos desta faixa etária a continuidade das atividades anteriores, dando maior ênfase à detalhes técnicos, iniciação e continuidade competitiva, ou o gosto pela natação, principalmente, para os que não gostam de competir.
11 a 14 anos:
Espera-se nesta faixa etária o desenvolvimento do aprimoramento técnico e principalmente do condicionamento aeróbico dos alunos. Alguns alunos optarão por competição de natação, outros esportes ligados à natação como: biathlon, triátlon, surf, etc. Aprendizagem dos 4 estilos, viradas, mergulho elementar, saídas, noções de freqüência cardíaca, acompanhar tempos de séries.
Acima de 15 anos:
Espera-se que o trabalho seja individualizado, conforme as necessidades dos alunos.
Quando os mesmos já veem com um trabalho e desenvolvimento continuo, deve-se aprimorar e melhorar o seu condicionamento para o seu Dia-a-Dia.
Processo e níveis de aprendizagem, para a avaliação conforme a Metodologia AquacenterAtiva
Natação Infantil
A avaliação Infantil da Natação, sempre com base em nossa metodologia, nos ajudará a buscarmos sempre a excelência no aprendizado e atendimento.
As aulas mantêm o planejamento com base: níveis pedagógicos, faixa etária.
Níveis infantis – Objetivos e mascotes
Bebês
Bebê1 (de 06 a 36 meses)
Bebê 2 ( de 37 a 48 meses)
Aulas: com a presença de acompanhante.
Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação e adaptação ao meio líquido, sociabilização, equilíbrio, mergulhos e Sobrevivência.
Adaptação ( 4 a 5 anos)
Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar, sustentação 10” (manter o corpo na vertical sem afundar), pegar objetos no fundo da piscina, flutuação Dorsal, Ventral e Grupada, Deslize frontal e Dorsal, propulsão de perna Crawl, braçada crawl, respiração lateral, iniciação ao mergulho, submersão. Fase onde irá desenvolver o gosto pela atividade na água. As aulas deverão ocorrer num clima de muita motivação, atividades lúdicas e recreativas.
Iniciação (6 e 7 anos)
Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo nado Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo nado costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)
Aprendizagem (8 a 10 anos)
Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)
Aperfeiçoamento dos nados crawl e costas, mergulho com saída para estilo costas, iniciação da perna e braçada do nado peito, coordenação braço e respiração do nado peito, coordenação braço e perna do nado peito, movimento da filipina (saída do nado peito), Estilo nado peito completo, mergulho.
Aperfeiçoamento I (11 a 12 anos)
Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)
Aperfeiçoamento dos nados crawl e costas, mergulho com saída para estilo costas, iniciação da perna e braçada do nado peito, coordenação braço e respiração do nado peito, coordenação braço e perna do nado peito, movimento da filipina (saída do nado peito), Estilo nado peito completo, mergulho, saída/chegada e virada simples do nado crawl, saída/chegada e virada simples do nado costas, saída/chegada e virada simples do nado peito, ondulação (iniciação ao estilo nado borboleta), ondulação com respiração frontal e borboleta nado completo
Aperfeiçoamento II (13 a 14 anos)
Objetivos Gerais de Aprendizagem: Ambientação, sociabilização, controle da respiração, sobrevivência. Nesta fase deverão apresentar Deslize frontal e Dorsal, sustentação 15” (na piscina grande), submersão/apneia (percorrer um trecho na piscina), Estilo Crawl completo e respiração bilateral, mergulho saída de crawl, batimento de perna de costas, braçada de costas, Estilo costas completo, 1 piscina crawl completo e costas completo (sem interrupção)
Aperfeiçoamento dos nados crawl e costas, mergulho com saída para estilo costas, iniciação da perna e braçada do nado peito, coordenação braço e respiração do nado peito, coordenação braço e perna do nado peito, movimento da filipina (saída do nado peito), Estilo nado peito completo, mergulho, saída/chegada e virada simples do nado crawl, saída/chegada e virada simples do nado costas, saída/chegada e virada simples do nado peito, ondulação (iniciação ao estilo nado borboleta), ondulação com respiração frontal e borboleta completo
Aperfeiçoamento dos 4 estilos de nados, saída/chegada e viradas olímpicas dos 4 estilos dos nados, sequência do estilo medley e do revezamento, resistência global e participação em eventos esportivos
Observação: As crianças mudarão de níveis conforme a avaliação feita por nossos professores e a coordenação (semana especifica), participarão da avaliação as crianças com no mínimo 4 meses de frequência e com assiduidade de 70% nas aulas.
Após a avaliação as crianças que mudarem de nível, receberão um certificado e deverão adquirir a touca que identifica o seu nível de aprendizado, conforme descrito acima, lembramos que não existe a relação do nível de aprendizagem com a faixa etária do aluno.
Regras para a avaliação
Deverá o aluno ter sido matriculado há mais de 4 meses.
A frequência deverá ser de no mínimo de 70% no decorrer desses 4 meses.
A ausência do aluno na data estabelecida pela direção, o mesmo fará na avaliação subsequente, ou seja, 4 meses após.
Em caso de doença, deverá apresentar atestado e a data será marcada/agendada pela coordenação da academia.
Poderá ocorrer exceção de data quando: o aluno no dia não atingir todos os itens da avaliação e no período que antecede a outra ele tiver uma boa evolução, então ocorrerá a avaliação pelo próprio professor juntamente com o professor líder.
Natação Adultos – Níveis e Objetivos
Adaptação/iniciação:
Iniciação 2
Intermediário
Avançado
Seg a sexta das 6;30 as 21:30
Sábado das 8h as 14h
E musculação até as 13h
Domingo – fechado
Rua Turvânia , 184 – Jaraguá – São Paulo – SP11 3943-3727