Natação

A Natação não pode ser considerada simplesmente um esporte. Ela também está relacionada com a saúde.
A Natação também é uma boa opção de atividade física para gestantes, sendo que água facilita a atividade física porque reduz a dificuldade do peso extra adquirido na gravidez. A natação durante a gravidez melhora a circulação, a força e a resistência muscular, melhora a qualidade do sono e aumenta o gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso.
Para os idosos, essa atividade física é uma forma de integrar o idoso à sociedade e também uma maneira de tratá-lo de doenças como as articulares, pulmonares, cardíacas ou musculares. Esse esporte é bom para todas as idades, porque descansa o corpo e a mente e relaxa das tensões do nosso dia-a-dia.
Para as pessoas que praticam esse esporte visando competições, o desempenho depende muito de uma boa alimentação durante e após os treinos e competições, pois a falta de nutrientes pode ser prejudicial aos atletas e para aqueles que fazem da natação um lazer também aproveita muito desse esporte porque é uma ótima atividade para se divertir.

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Veja alguns benefícios deste esporte:
– A natação contribui no desenvolvimento físico, ou seja, fortalecer grande grupo muscular.
– Melhora a coordenação dos movimentos e aumentar a resistência cárdio-respiratória.
– Contribui no desenvolvimento psicológico e social.
– Combate o estresse e a obesidade.
– Auxilia no tratamento de bronquite e asma.

Hidroginástica
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento.
– Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
– Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
– A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:
• Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;
• Componente de Força Muscular;
• Componente de Resistência Muscular;
• Componente de Flexibilidade;
• Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.
– Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la.
– Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Hidroterapia
Os efeitos terapêuticos da Hidroterapia estão relacionados a:
– Alívio de dor e espasmos musculares;
– Manutenção ou aumento de amplitude de movimento das articulações;
– Fortalecimento muscular e treino de resistência (endurance);
– Reeducação dos músculos paralisados (espásticos);
– Melhora da circulação;
– Encorajamento das atividades funcionais;
– Manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura.

Há ainda uma considerável estimulação de percepção:
– Visual;
– Articular;
– Via proprioceptores cutâneos;
– Pelo calor.

Natação
São alguns benefícios da Natação:
– Diminui o risco de problemas cardíacos. Com o exercício físico, o coração se fortalesse, ganha músculo e perde a gordura, melhorando o bombeamento de sangue para o corpo.
– Reduz os batimentos cardíacos e estimula a circulação sanguínea.
– Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica.
– Fortalece as articulações. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam tendões e ligamentos.
– Alivia dores causadas pela artrose.
– Aumenta sua auto-estima. Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o fato da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental. Reduz a dor e o risco de lesões.
– Retarda os efeitos do envelhecimento. Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma atividade desportiva.

Sauna
Alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar a você:
– Fortalece a circulação sanguínea
– Alivia dores reumáticas e de coluna
– Combate o estresse e a hipertensão
– Hidrata a pele e desobstrui os poros
– Relaxa a musculatura e facilita o sono
– Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez
– Limpa e desobstrui as vias respiratórias
– Proporciona agradável sensação de bem-estar
– Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo
– Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, etc.).